O esporte é reconhecido como fenômeno plural e agregador capaz de agir como um facilitador importante do desenvolvimento humano e 🍎 unificador dos povos para uma cultura de paz.
Todos esses aspectos positivos se amparam em politicas afirmativas e documentos internacionais, como 🍎 o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) que afirma a Importância do esporte para a ampliação de atitudes e 🍎 comportamentos em prol da igualdade de gênero, da promoção da inclusão e da superação de todas as formas de discriminação; 🍎 A Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Art.
30) que define que os Estados-partes tomarão medidas apropriadas 🍎 para incentivar e promover a maior participação possível das pessoas com deficiência nas atividades esportivas comuns, em todos os níveis; 🍎 No Brasil, como lei, o Estatuto da Juventude é afirmativo ao declarar o direito ao esporte e ao acesso a 🍎 equipamentos comunitários, socializadores e inclusivos, considerando os mais diversos aspectos educacionais, sociais e culturais.
Nesse contexto de oportunidades é preciso pensar 🍎 a utilização do esporte como ferramenta base para o desenvolvimento humano, tendo esse aspecto o imperativo inclusivo para que atinja 🍎 os objetivos educativos.
Portanto, para o êxito na aprendizagem dos esportes os profissionais de Educação Física apresentam parâmetros de qualidade e 🍎 intencionalidade nas metodologias de ensino, considerando aspectos que se concretizam na inclusão de todos o tempo todo e de todas 🍎 as formas.