A Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, de caráter nacional, foi criada no ano de 1932 como Instituto Tecnológico 8️⃣ de Aeronáutica, funcionando apenas como agência do Departamento de Ciência, Tecnologia e Ensino.
Inicialmente, o Instituto de Física, de acordo com 8️⃣ as diretrizes da instituição, seria o laboratório de pesquisa das ciências dos aeronáutica e dos sistemas, engenharia e engenharia aeronáutica, 8️⃣ além da Faculdade de Engenharia Aeronáutica - FEFRA - que viria a ser incorporada pela EFE Brasil.
Através da fusão com 8️⃣ o Instituto Tecnológico de Aeronáutica Rio de Janeiro e atual Instituto Tecnológico de
Aeronáutica e Espaço (ITAI), o Rio de Janeiro 8️⃣ ganhou status de "Provincial Science Fellow", sendo em 1938 criado o Instituto Federal do Rio de Janeiro, que já foi 8️⃣ transformado nos Institutos Federais de Minas Gerais e de Espírito Santo, posteriormente sendo desmembrado do Instituto de Física.
Em 1942, com 8️⃣ a criação da extinta Escola de Engenharia e Tecnologia Aeronáutica do Rio de Janeiro (Fiesaf), o Instituto de Engenheiros Civis 8️⃣ e Técnicos é extinto e, em 1946, o Instituto foi reorganizado em Instituto de Engenharia Aeronáutica (IAE) com a finalidade 8️⃣ de desenvolver cursos de graduação com nível de engenheiros militares.Porforça da Lei nº 12.