Jogadores competindo em betboo promosyon kodu um torneio de League of Legends
Esporte eletrônico (português brasileiro) ou desporto eletrónico (português europeu), também conhecido 💷 como ciberesporte ou pelo anglicismo esports, e-sports ou eSports,[1] são alguns dos termos usados para as competições em betboo promosyon kodu que 💷 se utilizam jogos eletrônicos.[2] Os esportes eletrônicos geralmente assumem a forma de competições de jogos multijogador organizadas, particularmente entre jogadores 💷 profissionais, individualmente ou em betboo promosyon kodu equipes. Embora as competições organizadas façam parte da cultura dos jogos eletrônicos há muito tempo, 💷 elas aconteciam principalmente entre amadores até o final dos anos 2000, quando a participação de jogadores profissionais e a audiência 💷 desses eventos por meio de transmissões ao vivo tiveram um grande aumento na popularidade.[3][4] Na década de 2010, os esportes 💷 eletrônicos eram um fator significativo na indústria de jogos eletrônicos, com muitos desenvolvedores de jogos projetando e fornecendo financiamento para 💷 torneios e outros eventos.
Os gêneros de jogos mais comuns associados ao esporte eletrônico são os de estratégia em betboo promosyon kodu tempo 💷 real (RTS), tiro em betboo promosyon kodu primeira pessoa (FPS), luta, esportes simulados, cartas e arenas de batalha (MOBA). Franquias populares de 💷 esporte eletrônico incluem Counter-Strike, Dota, Free Fire, League of Legends, Rainbow Six Siege, StarCraft, Street Fighter, Valorant, entre outros. Torneios 💷 como o The International de Dota 2, o Campeonato Mundial de League of Legends, o específico para jogos de luta 💷 Evolution Championship Series (EVO) e os Campeonatos Majors de Counter-Strike: Global Offensive fornecem tanto transmissões ao vivo das competições, como 💷 prêmios em betboo promosyon kodu dinheiro para os concorrentes. Embora a legitimidade dos esportes eletrônicos como uma verdadeira competição esportiva permaneça em 💷 betboo promosyon kodu questão, eles foram apresentados ao lado de esportes tradicionais em betboo promosyon kodu alguns eventos multinacionais na Ásia, com o Comitê 💷 Olímpico Internacional também tendo discutido betboo promosyon kodu inclusão em betboo promosyon kodu futuros eventos olímpicos.
Historicamente, os esportes eletrônicos eram dirigidos a uma pequena 💷 audiência de nicho, com pouca representação nos meios de comunicação de massa, como a televisão. Devido a isso, a crescente 💷 disponibilidade de plataformas de streaming de
on-line, especialmente a Twitch, tornaram-se centrais para competições de e-sports atuais.[5] O primeiro 💷 jogo a ser considerado um esporte eletrônico foi o Netrek, pela revista Wired em betboo promosyon kodu 1993.[6]
O mercado global de esporte 💷 eletrônico gerou um lucro de 325 milhões de dólares em betboo promosyon kodu 2024 e, em betboo promosyon kodu 2024, já teve receita de 💷 906 milhões de dólares[7]; o público mundial de esportes eletrônicos em betboo promosyon kodu 2024 foi de 226 milhões de pessoas.[8]